Serra de Montejunto, Cadaval
TL 36km, TM 26km, TC 16 Km, Mini Trail 10km
O TURRES TRAIL CLUBE com o apoio da Área Protegida da Serra da Montejunto e a Câmara Municipal do Cadaval e FCMP - Federação Caravanismo e Montanhismo Portugal, vai levar a efeito a 3ª Hard Trail Run Montejunto - SkyMarathon Montejunto, no dia 15 de julho de 2018.
O evento será composto por um
Trail Longo com 36 km (2600m D+) de distância, por um
Trail Médio com 26 km (2000m D+), por um
Trail Curto com 16 km (1200m D+) e por um
Mini Trail com 10 km (800m D+). As partidas e chegadas vão decorrer no Centro de Interpretação Ambiental da Paisagem Protegida da Serra de Montejunto, localizado na Quinta da Serra de Montejunto.
O TRAIL LONGO 36KM VAI SER EM SIMULTÂNEO COM O CAMPEONATO NACIONAL DE SKYMARATHON FCMP.
SECRETARIADO [Partida - Chegada]
LOCAL: Centro de Interpretação Ambiental da Paisagem protegida da Serra de Montejunto
HORA: A partir das 13horas
Localizado na Quinta da Serra, em plena Área de Paisagem Protegida da Serra de Montejunto, é uma antiga Casa de Guardas Florestais, recuperada com o intuito de funcionar como Centro de Interpretação, tem patente ao público uma exposição permanente de interpretação ambiental, não descuidando os enquadramentos sobre geologia, clima, fauna, flora, património cultural e ocupação humana.
Encontra-se também equipado com ferramentas, que permitem uma maior interactividade com o visitante, em particular com os grupos escolares que aqui acorrem. O centro disponibiliza inúmera informação sobre o concelho e, em particular, sobre a Serra de Montejunto, nomeadamente sobre circuitos para serem praticados a pé, de bicicleta, ou mesmo a cavalo, funcionando como infraestrutura de apoio central na visitação da Serra de Montejunto e na divulgação do seu património.
ONDE DORMIR
A Câmara Municipal do Cadaval convida todos os participantes a pernoitar no
Parque de Campismo Rural de MonteJunto.
Todos os atletas inscritos podem dormir no parque gratuitamente, oferta da Camâra Municipal do Cadaval.
SERRA DE MONTEJUNTO
A Serra de Montejunto foi classificada Área de Paisagem Protegida em Julho de 1999, e Sítio da Rede Natura 2000 (lista europeia de sítios de interesse para a conservação da natureza). A destacar-se na paisagem, entre Cadaval, Alcoentre, Alenquer e Vila Verde, ergue-se a serra de Montejunto, com 15km de extensão e 7 de largura, atingindo no ponto mais elevado 666 m, de onde se desfruta um vasto panorama.
A vegetação que reveste esta formação de natureza calcária é em parte constituída pelas plantas espontaneamente adaptadas às condições ecológicas que a mesma oferece, dominando a azinheira e o carrasco, além de algumas espécies botânicas que só ali se encontram.
A Serra de Montejunto é o miradouro natural mais alto da Estremadura, elevando-se a 666 m de altitude. Esta estrutura geológica, com 15 km de comprimento e 7 km de largura, é rica em algares, grutas, lagoas residuais, necrópoles e fósseis pré-históricos. Situa-se no norte do distrito de Lisboa, entre os concelhos do Cadaval, a norte, e Alenquer, a sul. Apenas 65 km a separam de Lisboa, distância que facilmente se percorre utilizando as auto-estradas A1, usando a saída de Aveiras de Cima, ou a A8, saídas de Campelos ou de Bombarral, em direcção ao Cadaval.
A Serra de Montejunto ocupa cerca de 4897 hectares dos concelhos de Alenquer e Cadaval e foi classificada em 1999 como Paisagem Protegida de âmbito regional, sendo que a sua gestão é partilhada entre os dois municípios e o ICNF. A criação da área protegida teve como objectivos principais conservar e valorizar a paisagem e o património natural, tendo como pressuposto o desenvolvimento sustentável e a promoção do turismo em equilíbrio com os valores naturais salvaguardados. A serra de Montejunto ergue-se abruptamente entre o litoral e o vale do Tejo, demarca-se da paisagem envolvente, não só pela altitude que atinge mas também pelas características naturais que apresenta, destacando-se as comunidades vegetais dos habitats calcários, os tojais e tomilhais e os carvalhais de carvalho-cerquinho.
Encontra-se nesta serra uma grande diversidade florística, tendo sido já identificadas aproximadamente 400 espécies de plantas, o que constitui cerca de 15 % da flora de Portugal continental, existindo alguns endemismos nacionais com interesse do ponto de vista da conservação. Na Paisagem Protegida nidificam cerca de 75 espécies de aves, como a Águia-de-Bonelli, o Bufo-real e o Andorinhão-real, que são espécies consideradas raras a nível nacional. Este local é, igualmente, relevante para a conservação de morcegos cavernícolas, como o morcego-de-peluche.
Devido às suas características, a Paisagem Protegida da Serra de Montejunto está na sua totalidade inserida na Rede Natura 2000, através da criação do Sítio “Serra de Montejunto”. Salienta-se, ainda, a importância do património histórico-cultural destacando-se a presença do primeiro convento dominicano em Portugal, datado do séc. XII, e da Real Fábrica do Gelo classificada como monumento nacional.
Todos os inscritos do Hard Trail Montejunto vão ter direito a um vale de desconto de 10 € na loja WWW.RUN.PT